segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dias da semana

Ao estudar outras línguas é possível perceber a diferença em relação aos dias da semana na língua portuguesa e em outras línguas. A língua portuguesa surgiu em Portugal e por este motivo o português é o único dialeto cujos dias da semana não fazem referência aos deuses pagãos.

Em uma reunião de bispos portugueses decidiu-se que os dias da semana não fariam alusão aos deuses romanos ( como ocorre no espanhol, francês e italiano) ou aos deuses nórdicos (no inglês e alemão).
 Esta decisão mudava os nomes dos dias semanais antes da páscoa, com exceção do sábado e domingo os demais dias receberiam nomes de numerais acrescidos do termo feira (derivado de feria, que significa descanso em latim), assim fica segunda-feira (segundo descanso), terça-feira (terceiro descanso), quarta-feira (quarto-descanso), quinta-feira (quinto descanso) e sexta-feira (sexto descanso). Esta decisão demonstrava que antes da páscoa deveria haver um período de descanso, mas com o tempo estes nomes permaneceram o ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário